DPOC

 DPOC, OU DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA, É UMA ENFERMIDADE RESPONSÁVEL POR MUITOS CASOS DE DIFICULDADE RESPIRATÓRIA NAS PESSOAS ACIMA DOS 55 ANOS. PARA ENTENDER MELHOR A ETIOLOGIA DESSA DOENÇA, É PRECISO LEMBRAR QUE FAZEM PARTE DO SISTEMA RESPIRATÓRIO VÁRIAS ESTRUTURAS, ENTRE ELAS A TRAQUEIA, UM TUBO CARTILAGINOSO CONSTITUÍDO POR ANÉIS QUE NÃO SÃO COMPLETAMENTE CIRCULARES .

A TRAQUEIA COMEÇA NO PESCOÇO, DEPOIS DA LARINGE, DESCE PELO TÓRAX E, NUM PONTO CHAMADO CARINA, DIVIDE-SE EM DOIS RAMOS QUE VÃO FORMAR OS BRÔNQUIOS. ESTES, POR SUA VEZ, SUBDIVIDEM-SE EM RAMIFICAÇÕES CADA VEZ MAIS FINAS ATÉ ALCANÇAREM OS ALVÉOLOS, UMA ESTRUTURA PARECIDA COM UM SAQUINHO QUE SE EXPANDE COM A CHEGADA DO AR INSPIRADO E ONDE SE REALIZA A TROCA GASOSA (OXIGÊNIO POR GÁS CARBÔNICO). PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DA RESPIRAÇÃO, OS ALVÉOLOS SE CONTRAEM E O AR CARREGADO DE GÁS CARBÔNICO RETORNA PELO CAMINHO QUE ENTROU ATÉ SER ELIMINADO PELO NARIZ.
MUITA GENTE PENSA QUE O ÓRGÃO DO CORPO HUMANO COM MAIOR SUPERFÍCIE É A PELE. NÃO É VERDADE. UMA PESSOA DE 60 KG E 1,60 M DE ALTURA TEM 1,60 METRO QUADRADO DE PELE. JÁ SEU PULMÃO, SE FOSSE DISTENDIDO, DARIA PARA COBRIR UMA QUADRA DE TÊNIS. ESSA GRANDE SUPERFÍCIE PERMITE QUE ELE SEJA AGREDIDO DURANTE ANOS SEM PRATICAMENTE DAR SINAIS.